23/10/2020

Tecnologias de Hidrogénio rentáveis, são uma realidade em Portugal.

Secretários de Estado visitam a ULTIMATE POWER®, Empresa Portuguesa fabricante de equipamentos produtores de Hidrogénio.

O Secretário de Estado da Energia Dr. João Galamba acompanhado do Secretário de Estado da Economia Dr. João Neves visitaram a empresa Portuguesa ULTIMATE POWER® (www.ultimatecell.pt) a qual se tem vindo a afirmar como uma das mais inovadoras na utilização do Hidrogénio com altos rácios de rentabilidade e eficácia dos seus produtos, contrariando aqueles que ainda são céticos quanto à utilização do Hidrogénio.

A equipa, o know-how, os modelos de negócio, a inovação, a rápida maturação das tecnologias, o reconhecimento internacional, são alguns dos pontos chave que fazem da ULTIMATE POWER® uma vitrine de Portugal no mundo do Hidrogénio.

Iniciada a visita guiada puderam ver os sistemas e dispositivos da já vasta gama de produtos ULTIMATE CELL®, desde os que são produzidos para a optimização de motores de veículos ligeiros, às unidades de produção de Hpara Estações de Reabastecimento de Hidrogénio e outras aplicações, às unidades de otimização de fornos e caldeiras para a indústria, e ainda pelos novos dispositivos de otimização de grandes motores, como locomotivas, navios e grandes geradores.

Testemunhar a tecnologia e o borbulhar do hidrogénio das unidades em teste, entusiasmou qualquer um dos dois Secretários de Estado que não ficaram indiferentes.

De seguida, houve uma apresentação e um diálogo aberto focado na participação da ULTIMATE POWER® na Estratégia Nacional para o Hidrogénio, tendo-se confirmado o alto interesse de que ela se pode revestir, quer para a empresa quer para o País.

Desde 2012, que a ULTIMATE POWER® atua no fabrico e comercialização de dispositivos geradores de hidrogénio. Inicialmente, para otimização de motores de combustão interna, em 2015 iniciando a otimização de combustão contínua na indústria, tendo em 2018, nesse ramo, estabelecido uma joint-venture com o grupo cimenteiro SECIL, constituindo a empresa UTIS® (www.utis.pt ).

Actualmente encontra-se mais uma vez em fase de expansão das suas instalações, pois o crescimento da produção tem sido exponencial, mesmo em período de pandemia relevando-se que até esta data, a fábrica nunca fechou ou teve qualquer incidente provocado pela mesma apesar do enorme desafio que nos tem sido colocado o que nos obrigou a reinventar a nossa forma de atuação.

O lançamento de uma nova gama de produtos, para grandes motores, e o lançamento de uma nova área de negócio, a produção de hidrogénio para uso externo, têm exigido contínuas contratações e de crescimento da equipa, a qual nesta data tem 30 postos de trabalho fixos, para além das consultorias externas.

A nova gama de produtos, UCLE (Ultimate Cell Large Engines), aponta para a otimização de grandes motores, que podem ser encontrados nas grandes embarcações, locomotivas, grandes geradores e outros grandes equipamentos usados por exemplo na grande mineração. Estes dispositivos produzem, na hora e sem armazenamento, o hidrogénio que será aditivado ao motor pela admissão de ar, otimizando a combustão. Têm como resultado uma redução das emissões de gases nocivos, e ainda uma significativa eficiência de consumo de combustível, sendo um exemplo bandeira de solução de melhoria ambiental altamente rentável.

A nova área de negócio não podia receber de melhor forma a excelente iniciativa da EN-H2 (Estratégia Nacional para o Hidrogénio). A ULTIMATE POWER® usou do seu know-how acumulado para a conceção e fabrico de geradores de hidrogénio e desenhou uma nova linha de negócio para a geração de hidrogénio como commodity. As utilizações são as mais variadas e em linha com a EN-H2: P2M (Power to Mobility), P2G (Power to Gas), P2I (Power to Industry).

Falamos de equipamentos contentorizados, prontos a operar, que a partir de energia elétrica, de preferência renovável e água tem a capacidade de produzir hidrogénio da mais elevada qualidade com pureza igual ou superior a 99,999% e com um custo unitário cada vez mais competitivo. As unidades têm um carácter modular, por forma a poderem ser aumentadas, trocadas, substituídas ou migradas com total facilidade.

Ao terminar a visita, que em muito nos honrou, João Galamba e João Neves, elogiaram a equipa, o percurso e o desempenho da ULTIMATE POWER®.

Sabemos que é necessária uma grande mudança global nas mentalidades e tecnologias, mas acreditamos que é possível, e é isso que a ULTIMATE POWER® tenta provar todos os dias.

Reduzir os combustíveis fósseis e melhorar o ambiente, garantindo um futuro sustentável rumo à descarbonização da nossa economia!